BOM DIIIIIIA amantes de café! Se você se interessou por ler esse artigo você provavelmente é um daqueles que tem um ritual cotidiano: pede um café e acende um cigarro, ou ainda conhece alguém que não vive sem essa dupla, estou certa? Biologicamente a nicotina e a cafeína têm uma relação bastante profunda, e o uso dessas substâncias em conjunto afetam, e muito, sua saúde. Entenda melhor sobre a relação café e tabaco no post de hoje atente-se aos mitos e verdades dessa relação.

A necessidade de forma fissurada desta dupla ao acordar denota uma perigosa dependência física e psicológica, geralmente se ouve: meu dia só começa depois do meu cafezinho e meu cigarro!!! Mas, a resposta está na genética. O gene CHRNA5 é quem vai determinar a quantidade desses componentes será necessário para a sensação de saciedade do indivíduo. Além disso, alguns subprodutos do cigarro aumentam as atividades das enzimas hepáticas acelerando o metabolismo e perdendo os efeitos da cafeína mais rapidamente, por esse motivo fumantes sentem maior necessidade do café, faz sentido né?!

Um estudo da universidade de Penn State (EUA) comprova que ao acender um cigarro logo após despertar se eleva consideravelmente os níveis de um subproduto da nicotina no sangue, aumentando as chances de desenvolver câncer de pulmão, mas esses níveis caem se o consumo for dado meia hora após o despertar. Outro fator interessante de ressaltar é que, quanto maior a quantidade de cafeína encontrada no café, menor será a vontade do fumante de acender seu cigarrinho, você já reparou isso? Uma ótima dica para você que está pensando em largar o tabaco, aposte na cafeína e substituía o vício, até porque, nada melhor que café não é mesmo?

Por serem dois componentes estimulantes o café e tabaco alteram processos biológicos no cérebro de forma separada, mas ainda muito mais intensa quando utilizado em conjunto. E você, também é da turma que não troca essa dupla por nada? Deixe aqui nos comentários como é sua relação café e tabaco, compartilhe suas experiências com a gente! Até a próxima semana!