Bem-vindos ao post deste mês, hoje aqui no blog tratarei do tema “economia de confiança: o que é e como gerar. Acompanhe esta leitura até o final e saiba mais sobre o assunto.

Em épocas de crise econômica, a sociedade contemporânea cada vez mais busca meios para driblar tal situação, e uma das mais recentes tem sido a economia de confiança. Basicamente é a dinâmica de se confiar em estranhos a partir de outros processos que não o das marcas ou funções que parece indicar outros processos de vinculação social.

O que impressiona na economia compartilhada não é a tecnologia que tornou isso possível, mas as grandes alterações que ela gerou na sociedade. Trouxe uma sensação de comunidade mais próxima e gerou mais colaboração, premiando a confiança e atendendo a uma necessidade.

Nos últimos anos, especialmente a partir de 2009, surgiram diversas experiências de consumo, tanto de bens quanto de serviços, que se dão por meio de práticas de troca, empréstimo, doação, aluguel e são organizadas, majoritariamente, em torno de sites ou aplicativos para dispositivos móveis, que tem como função estabelecer um ambiente otimizado e seguro para os envolvidos. São empresas que parecem de transporte, mas não possuem nenhum veículo. Outras oferecem hospedagem, mas não têm nenhum imóvel.

Algumas das empresas mais conhecidas exibem um expressivo valor de mercado: Uber (na casa dos US$ 50 bilhões — superior ao Bradesco e Vale, por exemplo) e Airbnb (em torno de US$ 25 bilhões).

Há quem defenda essas experiências econômicas baseadas no compartilhamento e confiança como possíveis soluções para impasses ambientais. Independente dessas percepções, relevantes, o fato é que estamos diante de um fenômeno que parece questionar a “escassez de recursos” e investir em outros padrões de organização, o que implica em diferentes formas de geração de valor e de vinculação social, entre outras coisas, claro. Sem dúvidas, a economia de confiança tende a ser cada vez mais utilizada não apenas pelas marcas conhecidas, mas por seus clientes como um todo.

Um bom meio de estimular este sistema dentro de sua empresa é demonstra que você realmente acredita em seus colaboradores e até mesmo seus clientes, dando-lhes mais autonomia em determinadas situações, comece devagar e vá aumentando esta autonomia com o tempo.  Situações que antes deveriam ser supervisionadas como exemplo podem ficar na responsabilidade dos mesmos. Deste modo você estará mostrando que sua marca acredita e prega a confiança como um dos seus carros chefes. Premiações pela qualidade dos serviços prestados por colaboradores e, pela fidelidade dos clientes também é um recurso que deve ser levado em consideração, desta forma, passando transferindo ainda mais confiança.  

Então, o que achou do post “economia de confiança: o que é, e como gerar” deste mês? E já que falamos tanto em confiança e principalmente economia, a Marcoffee te oferece isso tudo com muito sabor e experiência de quem está a há mais de dez anos mercado! Entre em contato pelo telefone: (11) 4227-5014 e saiba mais sobre nossas máquinas de café para a sua empresa evoluir ainda mais!