Olá Coffeelovers! Como passaram a semana? Se recordam que na outra semana começamos a falar sobre as diversidades de café aqui no Café Minuto? Os cafés especiais atraem a curiosidade dos amantes de café, vocês Coffeelovers, e a nossa intenção é explicar o que estes cafés diferem do café comum, quais são seus diferenciais. Começamos falando sobre o café orgânico e suas particularidades, e hoje é dia de falar do Café Gourmet, já ouviu falar?

A partir da implantação do Programa de Qualidade do Café, a Associação Brasileira da Indústria do Café estabeleceu normas para classificação do café e obtenção de selo de qualidade da instituição. Dessa forma, classificou o café torrado em grão ou torrado e moído, em três níveis: tradicionais, superiores ou gourmet. Desta forma o Café Gourmet é praticamente isento de defeitos, ou seja, é considerado o maior indicador de qualidade entre os cafés em relação ao grão, ao sabor, ao aroma e a acidez.

No Brasil são cultivados apenas dois tipos de café: o Arábica e o Café Robusto. O Arábica produz grãos de melhor qualidade, e, consequentemente, a bebida é mais fina e requintada. Este grão apresenta cor esverdeada e seu cultivo é feito em altitude maiores de 800m, originário do Oriente médio, e é este grão que dá origem 100% ao Café Gourmet. Outra curiosidade é que o ambiente de cultura, solo, clima e temperatura, também é responsável pelo alto padrão do grão.

Com uma proposta tentadora desta, separamos 5 sensações provocadas pelo Café Gourmet, veja:

  1. Aroma –

O aroma do café, em contato com a mucosa do nariz, faz com que se percebam muitas nuances que lembram outros aromas, além do principal. Frutas, chocolate e outros aromas podem ser sentidos num Café Gourmet.

 

  1. Sabor –

O Café Gourmet precisa combinar as sensações de gosto doce, salgado, amargo e ácido, além de transmitir os aromas naturalmente presentes em seus grãos.

 

  1. Doçura –

A doçura no Café Gourmet é um grande referencial, podendo ser percebido no grão e na bebida já pronta.

 

  1. Amargor –

O Café Gourmet tem gosto característico, mas não apresenta o amargor proveniente de cafés de baixa qualidade, torra muito escura para o tipo de grão ou preparo inadequado. 

 

  1. Adstringência –

Por se assemelhar à sensação de secura na boca após a bebida ter sido consumida, logo não deve estar presente em um Café Gourmet.

 

O Café Gourmet é realmente diferenciado, mesmo assim a grande maioria dos Coffeelovers Brasileiros não abrem mão de seu expresso. No próximo post falaremos sobre o Café Aromatizado, não perca nossa sequência de posts sobre Cafés Especiais na categoria Minuto Café em nosso blog! Gostou do post de hoje? Alguma sugestão? Manda pra gente, sua participação é importante para nós! Até a próxima semana amante do café!