Tudo sobre regras ABNT para salões de beleza
Boooa tarde profissionais da beleza! Você sabia que a ABNT também compreende regras básicas para salões de beleza? Pouca gente sabe, e é bem importante que você se adeque, além de se tornar um diferencial! Acompanhe no post de hoje regras ABNT para salões de beleza:
No mercado cada vez mais concorrido e com clientes cada vez mais exigentes, quem atua nos salões de beleza deve estar devidamente preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.
A ABNT Editora publicou o Manual de aplicação com boas práticas para salão de beleza, visando a melhoria do atendimento, garantindo um melhor relacionamento com o cliente, aumentando a qualidade dos serviços e reduzindo os custos do seu negócio.
O programa de boas práticas nada mais é que um plano de ação que define as atividades, recursos e responsáveis necessários para o cumprimento dos requisitos estabelecidos, ajudando o salão de beleza a melhorar o seu desempenho. É importante que os colaboradores e parceiros tenham acesso às informações do plano de ação, participem e opinem nas atividades, para que se mantenham engajados e informados em relação ao Programa de Boas Práticas. Para isso, é importante manter registros que permitam checar o cumprimento dentro do prazo, os resultados e os responsáveis por cada atividade.
O plano de ação é constantemente analisado, com a finalidade de atualizar as tarefas e atividades de acordo com situações específicas do salão de beleza, objetivando controle, melhoria e correções. A análise pode ser feita semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, de acordo com as necessidades de cada negócio.
O plano de ação é o detalhamento das ações necessárias para o alcance e a manutenção das boas práticas, e deve apresentar as atividades necessárias para atender a cada um dos requisitos da ABNT NBR 16383, cronogramas, recursos disponíveis e responsabilidades, de acordo com a capacidade de cada colaborador ou parceiro para o cumprimento das atividades. É recomendado que o planejamento seja feito de forma a ser facilmente compreendido, e é importante que seja dinâmico e revisado regularmente. Estas revisões podem ser feitas por reuniões periódicas de análise crítica com os colaboradores e parceiros envolvidos nas atividades em questão.
Esse foi um resumo das regras ABNT para salões de beleza, no site da ABNT você encontra o material completo! Espero ter ajudado! Até semana que vem e bom feriado!