historia-do-cafe7

Se você for como eu, quando gosta de alguma coisa quer saber tudo sobre ela, certo? Pois bem, pensando nisso resolvemos contar para você a história do café! Exatamente! Como ele foi descoberto, como ele veio parar em terras tupiniquins e até como ele é colhido e industrializado! Ficou curioso? Não perca então, aqui no Minuto Café, nossa série de artigos que começam hoje!

O século é o IX, o local é a, hoje, intitulada Etiópia, no continente Africano. Reza a lenda, que um pastor chamado Kaldi, observou uma alteração de comportamento em seu rebanho de cabras após estas ingerirem um fruto de cor avermelhada dos arbustos da região. As cabras ficavam agitadas e melhoravam o desempenho nas caminhadas, e foi aí que um monge da região resolveu experimentar também o fruto para comprovar a teoria de Kaldi. O monge infundiu os frutos e percebeu que a bebida extraída destes, ajudava a mantê-lo acordado em suas tarefas noturnas.

A bebida virou febre entre os monastérios islâmicos, mas foi a Arábia a responsável pela disseminação do tal elixir energético. A bebida chega à Europa no século XIV conhecido como “Vinho da Arábia” e permaneceu sendo consumido de forma in natura até o século XVI, quando os primeiros grãos de café foram torrados na Pérsia.

Os árabes foram os grandes consumidores da época, dominando todo o processo que envolvia o fruto e a bebida e restringiam de forma rígida o acesso de outros forasteiros. Esta tradição foi quebrada em 1699 por Holandeses que iniciaram plantios experimentais. Mais tarde estes presentearam a França com uma muda, e esta também iniciou seus testes, foi então que em pouco tempo o mundo todo tinha acesso ao plantio do fruto estimulante.

Em 1687 foi inaugurada a primeira Coffee House de Viena, na Itália, a cafeteria passou a semear o hábito de apreciar a bebida estimulante adoçada com leite. Na Europa as cafeterias viraram moda durante o Iluminismo e seus costumes culturais-intelectuais. E é desta forma que a tradição do café permanece até hoje, sendo a bebida das extensas conversas, importantes reuniões, calorosos debates e boas apresentações culturais.

Esta foi nossa primeira parte da história do café. Mês que vem voltamos no minuto café com a história do café no Brasil! Esperamos você 😉